Introdução
Fruto de uma parceria entre a Konami e a Lucasfilm Games, Metal Warriors foi lançado em 1995 para SNES. Trata-se de uma raríssima incursão no gênero Mecha, com excelentes gráficos e trilha sonora, além de uma dificuldade notável e um viciante modo PvP (que gerou horas ininterruptas de luta, dentro e fora das telas), tendo sido uma febre nas locadoras e mantendo uma base sólida de fãs ao longo dos anos (graças aos emuladores).
Confira a seguir a adaptação de Metal Warriors para Apex.
O cenário
A história é explicada sem rodeios no início do jogo: em 2102, após três anos de guerra, o Governo Unido da Terra está sob o cerco do Eixo Negro, liderado pelo ditador Venkar Amon; sua última esperança está em um grupo de pilotos equipados com trajes robóticos de combate -- cujo nome dá o título ao jogo.
Os jogadores serão alguns dos Metal Warriors (incluindo talvez o Tenente Stone); opcionalmente, o Editor pode permitir que sejam do lado do Eixo, ou até de ambos os lados, em um autêntico embate entre facções.
Missões ao longo do jogo se dão tanto no espaço quanto na Terra e incluem resgatar agentes, tomar/defender naves e postos e infiltrar-se em bases para destruir uma arma poderosa ou roubar um protótipo, até o ataque final à fortaleza de Venkar Amon.
Criando um piloto
Personagens novos são criados com 5 pontos (1-3 em cada característica). Seus números expressam suas competências: aqueles com maior Ataque têm abordagens mais agressivas, enquanto outros com mais Proteção são melhores em sobreviver ou, focando em Expertise, são versáteis.
O equipamento individual padrão inclui um traje adequado para o vácuo do espaço, uma pistola, uma mochila com jato e um comunicador, além, é claro, do robô de combate -- o modelo Nitro é o padrão; outros podem ser disponibilizados em casos especiais, ou obtidos durante a missão.
Após algumas missões bem sucedidas, o personagem ganha +1 ponto e sobe de posto:
5..........Tenente
6..........Capitão
7..........Major
8..........Coronel
9+........General
Pilotando um mecha
Ao pilotar um traje robótico, o personagem utiliza suas próprias características, geralmente com alguns bônus de acordo com o design do mecha:
NITRO: Mecha de assalto padrão dos Metal Warriors. Balanceado, ágil, capaz de voar e armado com um rifle de plasma, um campo de força e um temível sabre de luz energético. A +1, EX +1.
HAVOC: Empregado pelas forças do Eixo, é mais robusto que o Nitro, porém incapaz de voar. Conta com um acelerador, um rifle, uma corrente e um pesado escudo. A +1, P +1.
DRACHE: Protótipo desenvolvido pelo Eixo, pode voar livremente e atirar em várias direções. Seu chassi é frágil, mas pode realizar um mergulho devastador. EX +2.
PROMETHEUS: Equipado com artilharia pesada, é bastante perigoso quando confrontado diretamente, mesmo sendo lento. A +2.
BALLISTIC: Também utilizado pelo Eixo, geralmente como apoio a unidades Havoc. Tem boa mobilidade, defesa sólida e um formidável canhão de plasma. A +1, P +1.
SPIDER: Ideal para missões de infiltração graças a seu dispositivo de camuflagem, possui também um lançador de teia plasmática e um drone auxiliar que efetua disparos. EX +2.
Modelos inferiores não fornecem bônus; já outros mechas excepcionais (como aqueles pilotados pelo próprio Venkar Amon e seus generais) aumentam ainda mais as características.
Ocasionalmente o personagem conseguirá um aprimoramento (power-up), como munição mais potente, um lança-foguetes ou um inversor de gravidade. Cada mecha só comporta um aprimoramento de cada vez; ao ser utilizado, confere +1 (ou, mais raramente, +2) em alguma característica, ou ainda vantagem ao rolar iniciativa, por 1d6 turnos. Um kit de reparos automáticos apaga todo o dano sofrido.
Lembre-se de que algumas vezes será necessário agir fora de um mecha, especialmente ao abandonar um traje danificado. Além disso, um mecha em condições de uso pode ser ocupado por qualquer piloto -- cuidado para não perder o seu!
Confrontos
As regras de combate são as mesmas, com alguns detalhes adicionais.
Um mecha só pode ser ferido por outro mecha, ou por artilharia suficientemente pesada. Dito isso, uma pessoa não tem a menor chance de causar dano a um mecha (no máximo, 1 ponto, com um lança-foguetes portátil); por outro lado, uma pessoa sofre o dobro do dano infligido por um mecha (dobre após deduzir a rolagem de Proteção).
Ao sofrer 5 pontos de dano, o mecha perde suas armas e não pode mais atacar, além de receber -1 em P e EX (resta-lhe apenas fugir). Caso sofra dano adicional, ele é destruído -- juntamente com o piloto!
Caso você utilize a regra de Ápice, ganhe 1 ponto ao ser derrotado (e sobreviver). Alguns modelos têm fraquezas óbvias, como a lentidão do Prometheus ou a impossibilidade de o Ballistic mover-se e atirar ao mesmo tempo; outros casos são decididos pelo Editor.
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