26 de novembro de 2025

M:I e personagens "rasos"

A página do Fandom dedicada à série clássica de Missão: Impossível detalha a fórmula apresentada em cada episódio, iniciando com a famosa cena da "fita" (com o briefing e a apresentação dos alvos e relacionados), seguida pelas cenas do "dossiê", em que são selecionados os agentes para a missão, e do "apartamento", em que brevemente se encontram e recebem suas tarefas; a missão era então executada e, ao final, os agentes retiravam-se elegantemente enquanto o alvo era exposto, preso, executado etc.

Trata-se um passo a passo pronto para ser adaptado para qualquer aventura de espionagem.

Aqui, temos uma lista de todos os agentes principais e "convidados", com suas diversas especialidades. Adeptos de jogos livres (FKR, inclusive) têm o suficiente para jogar com qualquer um desses personagens, ou inspiração para criar os seus próprios.

É especialmente intrigante a opinião (aqui) de Bruce Geller, criador e produtor da série, sobre a "profundidade" dos personagens de M:I (tradução livre):

"Geller também insistiu em um desenvolvimento mínimo dos personagens, pois acreditava que vê-los como folhas em branco os tornaria mais convincentes em missões secretas, e porque queria manter o foco na trama. Geller vetou tentativas dos roteiristas de desenvolver os personagens principais. Mesmo após sua saída da série, os agentes raramente foram vistos em suas vidas 'reais', tendo apenas uma cena em que interagiam no apartamento de Phelps."

Não poderia haver conselho melhor para qualquer jogo de aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário