26 de novembro de 2025

M:I e personagens "rasos"

A página do Fandom dedicada à série clássica de Missão: Impossível detalha a fórmula apresentada em cada episódio, iniciando com a famosa cena da "fita" (com o briefing e a apresentação dos alvos e relacionados), seguida pelas cenas do "dossiê", em que são selecionados os agentes para a missão, e do "apartamento", em que brevemente se encontram e recebem suas tarefas; a missão era então executada e, ao final, os agentes retiravam-se elegantemente enquanto o alvo era exposto, preso, executado etc.

Trata-se um passo a passo pronto para ser adaptado para qualquer aventura de espionagem.

Aqui, temos uma lista de todos os agentes principais e "convidados", com suas diversas especialidades. Adeptos de jogos livres (FKR, inclusive) têm o suficiente para jogar com qualquer um desses personagens, ou inspiração para criar os seus próprios.

É especialmente intrigante a opinião (aqui) de Bruce Geller, criador e produtor da série, sobre a "profundidade" dos personagens de M:I (tradução livre):

"Geller também insistiu em um desenvolvimento mínimo dos personagens, pois acreditava que vê-los como folhas em branco os tornaria mais convincentes em missões secretas, e porque queria manter o foco na trama. Geller vetou tentativas dos roteiristas de desenvolver os personagens principais. Mesmo após sua saída da série, os agentes raramente foram vistos em suas vidas 'reais', tendo apenas uma cena em que interagiam no apartamento de Phelps."

Não poderia haver conselho melhor para qualquer jogo de aventura.

12 de novembro de 2025

Ação tática em Soldado Sem Nome (e FF)

Seja em Soldado Sem Nome ou Fighting Fantasy, ações costumam ser resolvidas de forma livre, sem a necessidade de registros mais rigorosos. Ainda assim, alguns esclarecimentos podem auxiliar Mestres/Diretores na condução de certas situações.

Movimentação e posicionamento

Na maioria das vezes, combates podem ser conduzidos sem qualquer tipo de grid, bastando que se saiba a posição relativa dos participantes para adjudicar resultados, atribuir modificadores etc. Quando muito, é suficiente um simples desenho do local, com indicações de onde os personagens estão e medições "de olho".

Para maior especificação, você pode pegar emprestadas algumas regras de Aventureiro Sem Nome: cada turno dura 10 segundos; em um turno cada personagem pode se mover até 10 metros e realizar uma ação breve (como um ataque). Dobre esse movimento para veículos lentos e animais como cavalos; veículos mais rápidos simplesmente chegam lá (ao menos em uma escala humano vs. máquina).

Vale reiterar que, embora tabuleiros e miniaturas sejam muito úteis para ajudar os jogadores a se orientarem, nada disso é essencial para formular táticas eficazes e conseguir boas posições (geralmente recompensadas com bônus de +1, ou até +2 contra oponentes surpreendidos, por exemplo).

Combate à distância

Ao contrário do que ocorre na típica aventura fantástica, a maioria dos confrontos se dará com armas de fogo, reservada a luta corpo a corpo para situações em que um alvo deva ser neutralizado silenciosamente -- ou em certas batalhas no clímax.

Isso leva ao primeiro questionamento, comum quando se joga Fighting Fantasy na mesa: como resolver ataques à distância?

Com base nos livros-jogos e por experiência pessoal, testes opostos são a melhor opção entre combatentes ativos, melhor retratando duelos "cinemáticos". Repare que a habilidade com armas de fogo não se resume a simplesmente atirar, mas também compreende fazê-lo a partir de uma posição segura, valendo-se de coberturas e manobras evasivas, assim evitando riscos ao mesmo tempo que se busca eliminar o oponente.

Desse modo, testes simples (isto é, contra uma dificuldade fixa, ou Testando a Habilidade) são realizados contra um alvo mais "passivo", notadamente incapaz de contra-atacar.

Outra questão que surge com testes opostos: faz sentido acertar com uma rolagem baixa, embora maior que a do alvo?

Uma alternativa é considerar que, quando os combatentes estão a uma distância razoável (digamos, mais de 10 metros um do outro), qualquer rolagem inferior a 10+ em Soldado Sem Nome, ou 14+ em Fighting Fantasy, resulta em falha, mesmo que seja superior ao valor obtido pelo adversário.

Outra é aproveitar a ideia desta postagem mais antiga: o atirador erra se sair 6- nos 2d6 (seja qual for a HABILIDADE, o Posto ou os modificadores).

Sobre munição, eu não me preocuparia em fazer qualquer contagem, a não ser em confrontos mais prolongados ou outras situações específicas, ressaltando a possibilidade de colher equipamento de oponentes caídos. Quando achar necessário, o Mestre/Diretor pode rolar uma probabilidade (1 em 6, talvez mais) de o personagem ficar sem munição. Além disso, uma arma falha com um 2 natural nos dados (ou um 12 ao Testar a Habilidade).

3 de novembro de 2025

Ideias para Black Ops

Semanas após apresentar uma adaptação para Metal Gear, seguem tabelas de inspiração para missões secretas de alto risco (talvez para sua primeira aventura). Você pode utilizá-las com qualquer sistema -- elas também acompanham Soldado Sem Nome (o mais novo jogo da casa).

ÉPOCA (d6)
1  II Guerra Mundial
2  Auge da Guerra Fria
3  Fim da Guerra Fria
4  Presente – “Pax Americana”
5  Futuro próximo – Nova Guerra Fria
6  Futuro – Guerras Corporativas

OBJETIVO (d6)
1  Reconhecimento
2  Assassinato
3  Sabotagem
4  Roubo
5  Resgate/extração
6  Defesa

ANTAGONISTA (d6)
1  Líder mercenário
2  Herói de guerra
3  Terrorista
4  General/ditador
5  Traficante de armas
6  Sistema de defesa rebelado

QUEM REALMENTE ESTÁ POR TRÁS (d6)
1  Soldado lendário, dado como morto
2-3  Organização secreta
4-5  Megacorporação
6  O Presidente dos EUA

O QUE ESTÁ EM PODER DOS VILÕES (d6)
1  Ogiva nuclear
2  Vírus mortal
3  IA experimental
4  Arma viva
5  Genes de um soldado lendário
6  Protótipo de arma de guerra 

LOCAL (d6)
1  Base militar
2  Prédio governamental/corporativo
3  Complexo subterrâneo
4  Centro de pesquisas
5  Navio/plataforma
6  Zona de guerra

CONTATO/APOIO (d6)
1-2  Membro da resistência local
3-4  Agente infiltrado
5-6  Desertor

RELAÇÃO (d6)
1  Melhor amigo
2  Mentor
3  Ex-amante
4  Irmão/irmã
5  Alguém buscando vingança
6  Nêmesis

COMPLICAÇÃO/OBSTÁCULO (d6)
1  Segurança avançada
2  Campo minado
3  Atiradores de elite
4  Perigos naturais
5  Fogo amigo
6  Dano estrutural  

REVIRAVOLTA (d6)
1  Há uma terceira facção
2  Vírus infecta os personagens
3  Agente/comando traidor
4  Alguém importante é refém
5  Acerto de contas com o passado
6  Um figurão quer apagar evidências

ESPECIALIDADE/PERSONALIDADE (d36, 1-3 vezes)
11  Acrobata.  Ardiloso
12  Aprimoramento (d6).  Arrogante
      1  Exoesqueleto
      2  Implantes cibernéticos
      3  Melhoria genética
      4  Mutação/anomalia
      5  Nanomáquinas
      6  Ser sobrenatural
13  Artilheiro.  Carismático
14  Atirador de elite.  Compassivo
15  Caça.  Devotado
16  Combate desarmado.  Estoico
21  Disfarce.  Furioso
22  Empatia com animais.  Honrado
23  Explosivos.  Manipulador
24  Força física.  Masoquista
25  Furtividade.  Melancólico
26  Interrogatório.  Obsessivo
31  Liderança.  Polido
32  Luta com espadas/facas.  Protetor
33  Pilotagem.  Psicótico
34  Psiônico.  Sádico
35  Sensitivo.  Sedento por sangue
36  Toxinas.  Traumatizado